Serviços
Otoplastia – Cirurgia da orelha de abano
A orelha também conhecida por pavilhão auricular, pode ser proeminente, saliente ou em ¨abano¨. Essa variação quanto ao aspecto e tamanho, segue certos padrões estéticos, que quando ausentes, como na orelha em abano, podem vir a causar problemas de ordem psicológica aos seus portadores. Isso normalmente ocorre quando se inicia convívio maior entre crianças em idade pré escolar 5-6 anos, gerando brincadeiras e apelidos , mas pode ocorrer em qualquer outra idade . Portanto a época mais adequada para a correção cirúrgica é aquela quando tal problema ocorre.
A orelha em abano não deve ser considerada uma mal formação, pois não ocorre associada a outras malformações do aparelho auditivo, como é habitual. É apenas uma característica pessoal transmitida geneticamente. Em geral é bilateral podendo ser mais pronunciada de um lado que de outro e, mais raramente, unilateral.
O mau posicionamento do pavilhão pode ser decorrente do tamanho exagerado da concha , ou da inadequada dobra da antihelices ou ainda , como normalmente ocorre, pelos dois motivos.
A otoplastia consegue, em quase a totalidade dos casos, um resultado muito bom e que satisfaz plenamente ao paciente, recolocando-o no convívio social sem os complexos que o inibiam anteriormente.
O momento ideal para se planejar a cirurgia deve ser quando os pais percebam os sentimentos da criança sobre as orelhas. Não se deve insistir com a cirurgia até que a própria criança solicite. Já para os adultos, o momento de realizar a cirurgia é quando se está emocionalmente preparado para um ato médico.
A consulta inicial com o cirurgião otorrinolaringológico é muito importante .O cirurgião ouvirá sua história completa, solicitará exames pré operatórios e estará pronto para proporcionar todas as informações que você precisa sobre resultados esperados e riscos envolvidos com o procedimento. O procedimento è realizado em quase sua totalidade de indicações com anestesia local mais sedação (controlado pelo anestesista) com alta logo após o procedimento.
Você e o cirurgião Otorrinolaringologista devem discutir cuidadosamente suas metas e expectativas para a cirurgia proposta.