Serviços
Cirurgia Adenóide
Quando o acúmulo de folículos linfóides que se encontram na parte superior da faringe, no fundo das fossas nasais, é muito grande pode chegar a tampar a passagem de ar desde a fossa nasal até a laringe e obriga a criança a respirar através da boca (respiração bucal). Quando isso ocorre pode haver complicações como infecções do ouvido, infecção de repetição de garganta, bronquite, roncos noturnos, dificuldade para dormir um sono tranqüilo. Nestes casos se indica a operação para remover as adenóides (adenoidectomia).
A cirurgia é realizada com anestesia geral (a criança permanece dormindo e livre de dor). A cirurgia então é realizada através da boca, sem cortes externos. É feita a raspagem da adenóide. Geralmente a criança permanece internada no hospital, podendo ir para a casa algumas horas após a cirurgia.
A adenóide volta?
A recidiva da adenóide é muito rara, ocorrendo apenas em crianças muito alérgicas. É importante lembrar que a adenóide é diferente do corneto, o principal causador de nariz entupido no adulto.