Serviços

Cirurgias Funcionais do Nariz

 

  • Septoplastia

Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal. O objetivo da cirurgia é melhorar a respiração pelo nariz.

A operação é feita por dentro do nariz, não sendo realizado incisões externas.

 

  • Turbinectomia 

Uma turbinectomia é um procedimento cirúrgico usado para ajudar a aliviar a congestão nasal crônica. Pode ser realizado em conjunto com outros tipos de cirurgia como rinoplastia e septoplastia. Existem várias técnicas diferentes para este procedimento e cada um deles é útil em diferentes situações.

Indicações

  • Acesso cirúrgico durante a cirurgia endoscópica nasossinusal
  • Congestão nasal devido à hipertrofia de cornetoque falhou a terapia médica apropriada
  • Pode ser feito em combinação com outra cirurgia de vias aéreas como  septoplastia e tratamento  multinível para apnéia obstrutiva do sono.

Como é feita a turbinectomia

A forma mais comum do procedimento envolve a remoção parcial ou total do osso conhecido como cornetos nasais. A turbinectomia parcial é um método de cirurgia de redução de corneto para reduzir a área inferior que às vezes é muito grande. Este osso encontra-se nas laterais do nariz. O corneto é protegido por uma membrana mucosa fina. Pessoas com alergias muitas vezes resolvem o problema depois de serem submetidos a este tipo de operação.

 

  • Turbinoplastia

Duas técnicas principais caem sob a categoria de turbinoplastia. Numa das técnicas utiliza-se um instrumento para o reposicionar corneto lateralmente e aumentar a permeabilidade das vias aéreas. Na técnica de ressecção da submucosa, uma incisão é feita na cabeça do corneto. Uma parte do tecido corneto é removido e posteriormente a mucosa é reaproximada para se curar sobre o corneto menor.